Bandeja de Proteção para Obras da Construção Civil

Instalação de Bandeja de Proteção

Instalação de Bandeja de Proteção

Tanto para obras novas como reformas o uso da bandeja de proteção é obrigatória conforme a NR 18. E para o uso das bandejas é preciso fazer a instalação corretamente das mesmas. Abaixo explicaremos os procedimentos mais comuns para a instalação de bandeja de proteção.

instalação de bandeja de proteção

Instalação de Bandeja de Proteção

Tipos de Fixação de Bandejas de Proteção

O tipo de fixação para as bandejas de proteção dependerá do tipo de obra a ser executada. Uma obra pode ser nova ou simplesmente uma reforma, e assim cada uma terá um tipo mais adequado de instalação dos suportes de proteção.

A seguir iremos enumerar, e dar uma breve explicação, para cada um dos tipos de instalação de Bandeja de Proteção.

Instalação de Bandeja de Proteção com Ganchos de Espera

Quando a obra é nova a indicação mais comum para a instalação das bandejas de proteção é utilizando o gancho de espera. Este gancho é instalado antes da concretagem da laje. Assim quando a laje estiver concretada é possível instalar a bandeja de proteção simplesmente engatando-a no gancho de espera. Após o fim dos trabalhos basta retirar a bandeja de proteção e cortar o gancho.

bandeja-fixação-com-gancho-de-espera

Fixação de Bandeja de Proteção com Gancho de Espera

 

Instalação de Bandeja de Proteção com Barra de Ancoragem

O uso da Barra de Ancoragem para a instalação das Bandejas de Proteção se faz necessário quando a laje já está concretada, e haja uma viga com espessura suficiente para ser transpassada pela barra. Este tipo de situação é mais comum em obras de reformas.

Esta Barra de Ancoragem transpassa a Bandeja de Proteção e a viga, sendo fixa por uma porca do tipo borboleta. Após os trabalhos finalizados basta retirar a porca e a barra de ancoragem.

bandeja-fixação-com-barra-de-ancoragem

Instalação de Bandeja de Proteção com Barra de Ancoragem

 

Instalação de Bandeja de Proteção com Prolongador

Por último temos a opção do uso de prolongador para a instalação de bandejas de proteção. Este tipo de sistema é mais indicado para lajes pré-moldadas. Para tanto basta fixar o prolongador na laje por intermédio de parafusos. Assim haverá um prolongamento simulando um gancho de espera, e desta maneira basta encaixar a bandeja de proteção.

Ao fim dos trabalhos retira-se a bandeja de proteção e remove-se os parafusos, retirando assim os prolongadores.

bandeja-fixação-com-prolongador-de-laje

Instalação de Bandeja de Proteção com Prolongador

 

Como visto anteriormente o processo de instalação de bandejas de proteção é basicamente simples, havendo uma solução para cada tipo de situação, seja ela em uma obra nova ou em uma reforma. Para solicitar maiores informações entre em contato utilizando nosso Formulário de Contato, ou consulte-nos através do telefone direto 48 3238 9838.

O Grupo IW8 é fabricante e vende Bandejas de Proteção para todo o Brasil. Além deste material também oferecemos uma vasta linha de produtos e equipamentos para obras da construção civil e empresas de logística.